HOME >> MASCOTE

O Biriah (Nome escolhido por votação popular.)

O Lobo-guará, escolhido para ser o mascote da Biri, é um animal que habita nossa região e corre risco de extinção. É o maior canídeo da América do Sul e o mais bonito e elegante representante de sua família no Brasil. É muito tímido, mas não é feroz como muitos pensam, ao contrário, é dócil e só ataca quando fica com medo. "Guará", em tupi significa vermelho e seu nome científico, Chrysocyon Brachyurus, quer dizer "animal dourado de cauda curta".

Parente próximo do cachorro-do-mato e da raposa do campo, o Lobo-Guará tem hábitos noturnos, sendo mais ágil ao entardecer e ao amanhecer. Durante o dia, fica descansando sobre a relva, deitando-se cada dia em um lugar. Habita ambientes abertos, como cerrado e os campos e não vive em grupo, mas aos pares, vivendo cerca de 16 anos.

O Guará chega a medir 130 centímetros de comprimento mais a cauda de 40 centímetros e pesa cerca de 23 kg. Suas características mais marcantes são o porte alto e magro, as pernas compridas, a cabeça alongada e pequena, as orelhas grandes e eretas e os pelos castanho-avermelhados, sendo suas patas inteiramente negras. Ele também não uiva, como os outros lobos, mas late e se alimenta de pequenos roedores, aves, peixes, répteis, insetos, moluscos e frutas como a fruta-do-lobo, o pêssego, o maracujá, etc.

Há alguns anos o lobo-guará podia ser encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina, mas hoje, ameaçado de extinção, não é mais encontrado em muitos desses lugares. Estima-se que, no Brasil, existam apenas 22 mil lobos-guarás. Em outros países latino-americanos, os aguarás guazus, como são chamados, não chegam a dois mil indivíduos somados. A caça predatória e a diminuição do cerrado para plantações e criação de gado, são as causas principais da sua extinção. A Biri, preocupada com o meio ambiente, busca reforçar a importância de um cuidado maior com a preservação desse animal, para que ele não corra o risco de desaparecer, como tantos outros.

FEED DE NOTÍCIAS

28/10/2015 - Biri doa água aos desalojados 08/06/2015 - Biri apoia Skate em Bagé
Circuito Amador Gaúcho de Skate, primeira etapa em Bagé/RS. Dura... Leia mais
27/04/2015 - Biri e Evoke no 5º Monster Octagon
A Biri Refrigerantes, juntamente com sua parceira Evoke Energy Drink esteve... Leia mais

MULTIMÍDIA

FÃS CONECTADOS

FEED DE NOTÍCIAS

ONDE NOS ENCONTRAR?

Av. Fernando Osório, 6518 A
Pelotas/RS C.P: 96070-000
Telefone: (53) 3273.0444